Com a correria do dia a dia, muitas vezes o cansaço nos vence, e a maquiagem acaba ficando para a manhã seguinte. Mas você sabia que esse hábito pode prejudicar seriamente a saúde e a beleza da sua pele a longo prazo?
Quando dormimos com maquiagem, os poros ficam obstruídos, impedindo a pele de respirar. Isso provoca o acúmulo de oleosidade e favorece o surgimento de cravos e espinhas. Além disso, esse simples ato de não remover a maquiagem atrapalha a renovação celular, que acontece naturalmente enquanto dormimos. O resultado? Uma pele que envelhece mais rápido.
Resíduos de maquiagem também aumentam a produção de radicais livres, responsáveis pela degradação de colágeno e elastina – substâncias essenciais para a firmeza e elasticidade da pele. Isso pode acelerar o aparecimento de rugas e linhas finas. Sem falar que a combinação de impurezas como poluição e resíduos de cosméticos promove o crescimento de bactérias, levando a inflamações e infecções.
Dormir com maquiagem não só compromete a saúde da sua pele, mas também pode impactar sua autoestima a longo prazo. Por isso, invista alguns minutos, por mais cansada que esteja, em uma rotina de limpeza noturna adequada. Sua pele, no futuro, vai agradecer!
Revisão técnica: Dra. Mariana Piazentin – Fundadora da Rejuvie, cirurgiã-dentista e especialista em harmonização facial. Professora e palestrante internacional, ela é referência no setor, sempre à frente das técnicas mais avançadas e dedicada a resultados naturais e personalizados.